Seja bem vindo ao circuito de Compra, Gastronomia, Serviço e Lazer BATEL SOHO

sexta-feira, 12 de março de 2010

A Tienda já recebeu a coleção de pêssankas de Jorge Serathiuk para a Páscoa. E nos dias 20 e 27 de março e 3 de abril (sábados), das 10h30 às 12h, o artista estará na loja demonstrando a técnica. As crianças adoram!

Tradição ucraniana é destaque na Tienda

A loja de design da Praça Espanha entra no clima da Páscoa

com as pêssankas de Jorge Serathiuk.

É o segundo ano que a Tienda celebra a Páscoa com uma exposição de pêssankas e de ovos de avestruz esculpidos pelo artista paranaense Jorge Serathiuk. Neste ano, a novidade são os ovos de gansa decorados conforme a tradição ucraniana. As obras do artista - um dos mestres curitibanos dessa arte milenar -, estarão em exibição (e também à venda) na loja até o dia 30 de abril.

A obra

Pêssankas simbolizam uma infinidade de coisas simples

e boas que uns desejam aos outros até a eternidade.

As pêssankas - palavra que deriva do verbo pessate e significa escrever - são ovos decorados com imagens simbólicas e fazem parte dos costumes trazidos pelos imigrantes ucranianos. A origem desta arte é muito antiga e data dos tempos do paganismo na Ucrânia.

Com o Cristianismo passou a simbolizar a ressurreição. Tradicionalmente, as pêssankas são distribuídas no domingo de Páscoa, como desejo de um mundo melhor e mais feliz. Para a cultura ucraniana, receber uma pêssanka é dar um presente simbólico da vida.

Nos ovos, cada traço, figura e cor têm significados especiais (prosperidade, boa saúde, fertilidade, juventude eterna, casamento, sucesso, longa vida, proteção, fortuna, amor e amizade) que expressam a intenção daquele que faz da pêssanka objeto para presentear parentes e amigos.

O artista

Jorge Serathiuk dedica-se à técnica ucraniana de pintura de ovos há mais de 30 anos.

Além de diversas participações em exposições e salões nacionais e internacionais, é o autor da pêssanka em bronze que está no Memorial da Imigração Ucraniana, no Parque Tingüi, em Curitiba.

Serviço:

Tienda - design, diversão e arte

Horário: seg. a sáb., das 10h às 21h; e dom. das 14h às 19h

Rua Fernando Simas, 27, Praça Espanha – Batel

(41) 3027-5251

www.tiendadesign.com.br